Não importa o que você esteja comendo, o seu cachorro vai querer também. Essa é uma das leis da natureza.
Quando você fala “não pode” para o dog, parece que acende um alarme interno e ele passa a acreditar que se você o está proibindo de comer algo é porque deve ser muito bom (essa é a percepção do seu editor preferido aqui).
O problema é que alguns alimentos podem causar sérias complicações em nossos amiguinhos, entre eles o chocolate. Mesmo que o seu cachorro faça aquele olhar de “tenha piedade de mim, é só um pedacinho”, você deve manter o coração gelado para o próprio bem do peludinho.
Um pedacinho de chocolate que seja, pode ser extremamente danoso, devido a duas substâncias presentes no cacau: a teobromina e a cafeína.
Essas substâncias não são metabolizadas corretamente pelos doguinhos, afetando diretamente o sistema nervoso central. Entre as consequências estão: hiperatividade, diarreia, vômitos, intoxicação, alergia, entre outros.
Se, por acaso, você encontrar uma embalagem vazia no chão da casa, daquele chocolate que você escondeu na gaveta para ninguém ver, acenda o alerta. O seu doguinho pode ter encontrado. Nesse caso, vale a pena procurar um veterinário, principalmente se houver alteração no comportamento. O mesmo vale para os gatinhos.
Referências: Dog Hero e Petz
Foto de destaque: James Barker no Unsplash / Foto interna: Karsten Winegeart no Unsplash