O Guia Michelin, o mais importante prêmio da gastronomia mundial, surgiu com o objetivo de vender mais pneus. Sério, isso mesmo.
Quando os irmãos Andre e Edouard Michelin criaram a fábrica de pneus Michelin, tiveram a brilhante ideia de ajudar os motoristas a realizarem suas viagens.
O objetivo dessa ajuda era aumentar a venda de carros e, consequentemente, a compra dos pneus Michelin.
Para isso, criaram um Guia com informações úteis, como: mapas, locais para trocar pneus, postos e bons locais para comer e passar a noite.
No início, a publicação era gratuita, mas para dar a importância que o Guia merecia, após duas décadas, o Guia foi remodelado e passou a ser vendido por sete francos.
O reconhecimento aumentou muito ao longo do tempo e, em 1926, o Guia Michelin passou a conceder as sonhadas estrelas para os restaurantes que se destacavam.
O Guia Michelin, então, se tornou um best-seller. Hoje, avalia mais de 30 mil restaurantes e chegou a marca de mais de 30 milhões de exemplares vendidos no mundo.
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Com informações do Guia Michelin | Fotos: Alana Harris e Jametlene Reskp no Unsplash