Quais os modelos de pranchas de surf mais usados?

Modelos de prancha de surf enfileirados na praia

Dentre as dezenas de pranchas de surf disponíveis, podemos separar os modelos em 4 categorias principais: Shortboard (pranchinha), Funboard (médias), Longboard (pranchão) e Stand Up Paddle.

Em cada uma dessas categorias, você praticará um tipo diferente de surf, variando a velocidade, capacidade de manobra, flutuação e dificuldade ao dropar as ondas.


Longboard

O longboard é a prancha recomendada para quem está iniciando ou para quem aprecia o surf clássico, com tamanho acima de 9′, onde você pode dropar as ondas com suavidade, se divertindo até mesmo em mar pequeno, somente com algumas marolas.

Apesar de ser possível executar performances mais radicais, geralmente no longboard são feitas manobras em cima da própria prancha, onde, por exemplo, você caminha até o bico para executar um ‘Hang ten’.

Funboard

Como o nome diz, esse tipo de prancha é própria para quem quer se divertir no mar e tem o tamanho entre 7′ e 9′, aproximadamente.

A funboard parece um filhote de longboard e pode ser utilizada por iniciantes, mas requer um pouco mais de habilidade, já que tem tamanho intermediário e menos flutuação.

Neste modelo, não se costuma caminhar sobre a prancha, mas é possível ensaiar manobras mais radicais, até mesmo rasgadas e floaters.

Shortboard

As shortboards são prachas parecidas com foguetes e bem mais rápidas, com tamanho abaixo de 7′.

Este tipo de prancha é ideal para quem já tem experiência e gosta de um surf mais radical, com bastante velocidade em ondas mais cavadas.

Por ter um volume menor, as shotboards têm menos flutuação, mas garantem uma ótima performance para a execução de manobras, devido a leveza.

Stand Up Paddle

Maior e mais pesado do que o longboard, o stand up paddle apresenta diferenciais entre os demais modelos, já que você pode ficar em pé na prancha, mesmo sem onda, e utiliza um remo para se locomover.

Apesar de ser mais utilizado para passeios tranquilos, em mar calmo, é possível dropar altas ondas com o stand up, e até mesmo fazer manobras.

Devido ao grande volume, é uma ótima opção para desenvolver o equilíbrio de iniciantes, mas é necessário praticar bastante, até conseguir dropar algumas ondas maiores.

Qual o melhor tipo de prancha de surf?

Para escolher o tipo de prancha mais adequado, você deve considerar o seu nível de experiência e características importantes, como: comprimento, espessura da borda e volume.

Quanto maior o tamanho e volume, mais fácil será a flutuação e menor a dificuldade de remada para entrar e descer as ondas.

Quanto menor e mais leve a prancha, maior será a velocidade e capacidade de executar manobras, mas com uma instabilidade e dificuldade de controle superior às demais.

Foto: Bruno Cervera na Unsplash