Por que o céu é azul de dia e alaranjado no fim de tarde?

por-que-o-ceu-e-azul-multiurso-foto

Uma das perguntas que as crianças fazem para nos deixar envergonhados, pela nossa ignorância, é exatamente essa: por que o céu é azul?

Como queremos dar um basta nesta humilhação de não sabermos a resposta correta, vamos explicar definitivamente o motivo deste fenômeno acontecer.

Como você aprendeu na escola, a luz branca e brilhante do sol é composta por diversas cores. Sim, são exatamente as cores do arco-íris e cada uma dessas cores é formada por ondas de diferentes comprimentos.

A nossa atmosfera, composta por diversos elementos, funciona como um prisma que espalha cada uma dessas cores. Os minúsculos elementos da nossa atmosfera, como as moléculas de ar, têm a capacidade de difundir melhor as ondas de luz de menor comprimento.

Consegue adivinhar qual das cores tem a onda de menor comprimento? Isso mesmo, o azul! Por isso, é a cor predominante do nosso céu.

Bem, achamos a primeira resposta!

Mas por que, muitas vezes, o céu fica alaranjado no fim de tarde?

No fim de tarde, quando o sol está próximo à linha do horizonte, a luz precisa percorrer um caminho maior, através de uma camada mais espessa da atmosfera, para chegar até nós. As ondas azuis, com menor comprimento, acabam de dispersando por completo, sobrando apenas as ondas de luz com maior comprimento, no caso a vermelha e laranja.

Agora, você já pode explicar para a próxima criança que te fizer essa pergunta. Ela vai continuar sem entender, mas você vai sair de cabeça erguida, como um campeão(ã) do conhecimento.