Depois de um dia inteiro de trabalho, você entra cansado no ônibus e tenta dar uma relaxada pensando no que vai cozinhar para o jantar.
Em um momento inesperado, o seu nariz é invadido por um cheiro insuportável. Você tenta se esconder, vira o rosto, enfia a cabeça na mochila, mas nada é capaz de impedir o sofrimento olfativo que te assola.
Se você já viveu essa situação, sabe que estamos falando do nosso nem tão querido, Cecê. Sim, quando menos se espera, ele pode aparecer embaixo do seu bracinho.
O nome Cecê significa cheiro do corpo. O apelido surgiu devido a um antigo comercial do sabonete Life Bouy, da Unilever. Na propaganda estrangeira era exaltada a capacidade do sabonete em eliminar o B.O. (Body Odor), como o comercial também fez sucesso por nossas bandas, a tradução para body odor foi Cheiro do Corpo, o nosso popular CC ou Cecê.
O que provoca o Cecê?
Em nosso corpo temos dois tipos de glândulas sudoríparas: écrinas e as apócrinas. As écrinas são responsáveis por regular a temperatura do nosso corpo, compostas de água e sais minerais. Essas queridas praticamente não têm cheiro.
As apócrinas aparecem na adolescência em algumas partes do corpo, como: axilas, virilha, couro cabeludo, ao redor dos mamilos e em outro orifício (você sabe onde).
O suor dessas glândulas é eliminado pelos folículos pilosos, que possuem restos celulares que podem produzir mau cheiro ao encontrarem com bactérias ou fungos da região. Esse encontro recebe o nome de bromidrose.
Como eliminar o Cecezão?
– Higiene pessoal, não esqueça de secar bem a pele após o banho para tirar a umidade;
– Dê preferência a sabonetes antissépticos e desodorante antitranspirante;
– Não use a mesma roupa repetidamente sem lavar;
– Use roupa de algodão e evite tecidos sintéticos;
– Consulte um dermatologista para orientar no seu tratamento.
Lembre-se: com sovaco não se brinca.
Você pode ver mais informações no site do Dr. Drauzio Varella.
Foto destaque: Ant Rozetsky on Unsplash