Quem nasceu na década de 80, provavelmente, jogou, até fazer bolha nos dedos, os games Shinobi ou Samurai Shodown, além de muitos outros envolvendo a cultura dos guerreiros orientais. Eu joguei também!
Apesar de fascinante, dificilmente alguém conhece com mais profundidade a história desses guerreiros antigos e acabam distorcendo a realidade sobre quem eram os ninjas e samurais.
Calma que vou explicar!
No Japão feudal, entre os séculos 12 a 16, existia muitas guerras locais, entre os senhores feudais. Os ninjas ou shinobis, que significa ‘aquele que furta’, eram contratados por esses senhores para fazerem trabalhos sujos, como: espionagem, sabotagem e até assassinatos. Por fazerem esse tipo de serviço sem ética, não eram respeitados e trabalhavam para qualquer um que os contratassem, sendo vistos como mercenários.
Ao contrário do que muitos pensam, os ninjas evitavam o combate e eram considerados mestres do disfarce. Quem pensa no ninja apenas vestindo roupa preta, se engana, porque se disfarçavam também de pessoas comuns. Caso o combate fosse inevitável, eram fortemente capacitados na arte marcial Ninjutsu, além de habilidosos no uso de armas como a Shuriken (estrela ninja) e a espada.
Por serem de classe mais baixa, os ninjas tinham dupla função podendo também ser camponeses, artesãos, ferreiros ou comerciantes.
Já os samurais eram os combatentes dos senhores feudais que iam para a guerra, por isso suas vestimentas eram pesadas armaduras para a proteção contra golpes inimigos. Ao contrário dos ninjas, eram considerados de alta classe e respeitados por sua ética.
O curioso é que nem sempre os samurais e os ninjas estavam em lados opostos. Caso os ninjas fossem contratados por determinado senhor feudal, poderiam até trabalhar juntos com os samurais que servissem a esse mesmo senhor. Só haveria uma possível treta entre as os ninjas e samurais, caso servissem a diferentes senhores feudais.
Referências: Coisas do Japão e Japão em foco
Imagem do ninja: MichaelWuensch por Pixabay / Imagem do Samurai: Ryunosuke Kikuno no Unsplash