A história de amor por trás do Taj Mahal na Índia

Taj Mahal na Índia

Até onde pode chegar o amor de um homem por uma mulher? Se puder ser medido pelo tamanho e beleza, podemos falar que o Taj Mahal é uma das maiores provas de amor do mundo.

Inspiração para uma famosa música de Jorge Ben Jor, o Taj Mahal é um mausoléu criado pelo imperador mongol, Shah Jahan, para homenagear a sua esposa Aryumand Banu Begam, com quem teve 14 filhos.

Parede do Taj Mahal
Detalhes da parede do Taj Mahal / Foto: Rafael Coimbra

A construção aconteceu entre os anos de 1631 e 1653, na cidade de Agra, a poucas horas da capital Nova Dehli. Em 2007, o monumento foi reconhecido como patrimônio da humanidade pela UNESCO, sendo uma das 7 maravilhas do mundo.

Quem tem oportunidade de visitar o local, sabe o quanto é impressionante passar pelo pórtico (que por sinal também é impressionante) e avistar no final do jardim com lindas fontes, essa imensidão branca refletindo a luz do sol e cercada por quatro torres gigantescas.

Pórtico do Taj Mahal na Índia
Pórtico / Foto: Rafael Coimbra

Impressiona ainda mais o contraste de tamanha riqueza com a simplicidade e pobreza no caminho de Agra até essa maravilha.

Dentro do complexo, não existe apenas o Taj Mahal. Os jardins e fontes são um show a parte e, na lateral, uma linda mesquita vermelha merece bons minutos de contemplação por parte dos visitantes.

Mesquita ao lado do Taj Mahal
Mesquita / Foto: Rafael Coimbra

Mais do que admirar a beleza, os visitantes podem entrar no mausoléu (pagando um valor a parte), onde se encontram os túmulos do imperador e de sua esposa.

O espaço aberto ao público não é tão grande, basicamente você dá uma volta em fila ao redor dos túmulos, mas, é claro, que vale a pena. Afinal, se você viajou até a Índia para ver essa maravilha, merece conhecer todos os detalhes.

Referência: Louco por Viagens | Foto: Rafael Coimbra