Todo dia de manhã, você acorda cheio(a) de remela e segue direto para o banheiro. Logo após o banho, você segue o mesmo ritual: levanta o braço, coloca o sovaco para jogo e aperta o seu desodorante para evitar o cecezão durante o dia.
Por ser algo tão normal em nosso dia a dia, muitas vezes nem paramos para perceber que existe uma ciência por trás do funcionamento do desodorante.
Quando se trata do desodorante tipo aerossol, existe uma mistura de dois produtos dentro da lata: o primeiro é o próprio produto, no caso o desodorante perfumado e o segundo é o gás propelente, responsável por jogar o produto para fora da lata.
Na verdade, devido a grande pressão interna, o gás propelente fica comprimido transformando-se em líquido dentro da lata.
Ao apertar a válvula, a pressão interna diminui, os líquidos se expandem misturando os fluídos e são empurrados para um tubo de plástico, até chegar ao bico, pulverizando o ambiente com aquele aroma maravilhoso e salvando o seu sovaco de um possível constrangimento ao longo do dia.
Com informações da Dinâmica Ambiental