Você, provavelmente, já viveu essa situação: acordou cedinho, colocou a roupa de banho na maior disposição e partiu feliz para à praia ou parque, com o objetivo de criar um bronzeado reluzente e colocar inveja nas inimigas.
Na hora de ir embora, você se sente como um bicho preguiça, se movimenta lentamente e chega em casa se arrastando. O olho mal abre, você come qualquer coisa e cai na cama feito um saco de cimento. Além de acordar com a cara amassada, sem saber o próprio nome.
Existe explicação para isso? Acredite, existe sim!
Uma das principais funções do corpo é manter a nossa temperatura constante. Então, quando você está torrando no sol, o seu organismo é obrigado a trabalhar com maior esforço para manter o seu corpo entre 36,5ºC e os 37ºC. Esse trabalho extra provoca alterações no seu metabolismo e ritmo cardíaco, por isso você fica se arrastando por aí.
Calma que tem mais. Outra consequência desse maior esforço do organismo é a desidratação que se agrava com a sua transpiração. Uma das consequências da desidratação é o cansaço. Além disso, os raios ultravioletas provocam alterações químicas que também podem deixar seu corpinho com mais pra lá do que pra cá.
Então, da próxima vez, vê se pega leve e siga o conselho do Pedro Bial: use filtro solar.
Referência: sleep.org
Foto destaque: Vasiliki Theodoridou no Unsplash