O frizz nada mais é do que o terror das mulheres, principalmente nos dias mais úmidos. O cabelo teima em ficar arrepiado com aspecto assutado parecendo que viu dois homens em uma moto, em plena madrugada.
Algumas das causas do frizz podem ser o ressecamento, excesso de química, excesso de uso do secador, chapinha e também o clima úmido.
As altas temperaturas podem mexer com a cutícula e a presença de água no ambiente acaba mudando a estrutura do fio provocando o arrepio, mas existe outro fator importante que provoca o frizz, a eletricidade estática.
Como os fios de cabelo são altamente sensíveis à eletricidade estática, ao utilizar um pente de plástico, por exemplo, haverá trocas elétricas que farão os fios se repelirem, já o pente de madeira, por ser um material isolante, vai evitar a passagem de eletricidade entre o pente e o cabelo, evitando o arrepio.
O isolamento elétrico que acontece em madeira, vidro ou borracha se deve a dificuldade de movimentação dos elétrons destes materiais. O que torna um material condutor ou isolante de eletricidade é a facilidade que os elétrons desses objetos têm de se movimentar.
Com informações da All Things Hair e Toda Matéria / Imagem de Adriano Gadini por Pixabay