O Dia de São Patrício ou St. Patrick’s Day, considerado o feriado mais importante da Irlanda, vem ganhando cada vez mais força aqui no Brasil.
Em um breve resumo, São Patrício nasceu na Inglaterra, por volta do século V, foi sequestrado e levado até a Irlanda.
No cativeiro, recebeu uma mensagem de Deus para fugir e se dirigir para o litoral, onde conseguiria retornar para sua terra.
Na volta à Bretanha, entrou para o mosteiro e, no ano 432, disse ter recebido um chamado para retornar à Irlanda e evangelizar os irlandeses.
Segundo relatos, um dos métodos de evangelização era a utilização do trevo de 3 folhas para explicar o mistério da Santíssima Trindade. Graças a esse método, a cor verde do trevo virou símbolo da comemoração.
São Patrício teve êxito em diversas de suas missões e se tornou muito estimado pela igreja católica da Irlanda e do mundo.
Ao longo do tempo, a festa do santo foi se espalhando por diversos países, deixando de ser apenas uma comemoração religiosa e ganhando tons comerciais.
A cerveja verde, além de virar tradição na data festiva, gera muita curiosidade a respeito dos ingredientes para a sua produção.
Na verdade, o processo de produção da cerveja verde é muito simples, sendo necessário apenas adicionar corante alimentício à bebida.
—
Com informações do Clube do Malte e Wikipédia | Foto: Patrick Fore e Pascal Bernardon no Unsplash