Ao analisar os diferenciais de um carro, muitas vezes você se depara com opcões, como: “farol de milha” e “farol de neblina”.
Apesar de muita gente achar que se tratam de sinônimos, esses dois tipos de faróis têm funções diferentes.
As diferenças entre o farol de milha e o farol de neblina estão relacionadas ao alcance, foco e direção da luz.
Farol de milha
O farol de milha foi criado para fornecer uma iluminação focada e de longo alcance.
Esse tipo de farol serve, por exemplo, para iluminar estradas escuras ou com pouca luminosidade, ajudando o motorista a visualizar obstáculos, curvas ou animais antecipando qualquer perigo ou necessidade de alteração de rota.
Farol de Neblina
O farol de neblina, assim como o nome diz, foi criado para melhorar a visibilidade em condições climáticas adversas, como neblina, nevoeiro ou temporais.
A iluminação difusa deste farol é curta, larga e próxima ao solo. Assim, é possível iluminar o chão evitando reflexos ocasionados pelas partículas de água.
Quando usar o farol de milha ou de neblina?
Uma informação importante é que tanto o farol de milha quanto o de neblina devem ser usados apenas em condições adversas, sendo proibido o uso em vias iluminadas, principalmente quando houver tráfego na direção oposta.
O uso indevido é considerado infração leve pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), podendo gerar multa e perda de pontos na carteira.
—
Foto: Philipp Katzenberger na Unsplash