Você já ouviu falar no prático? Apesar de antiga, essa atividade não é muito comentada no Brasil, mas a partir do momento que você ficar sabendo o salário destes profissionais, você nunca mais vai esquecer do que se trata.
O prático é responsável por realizar as manobras dos navios nos portos ou costas. Ele não é um flanelinha que chega para o comandante e diz: “Oi, doutor, pode vir. Agora desfaz. Vem devagar. Aêêê, tá bom! Pode largar a âncora”.
Quando o navio está próximo, o prático é levado em uma lancha para embarcar no navio. Ele é uma espécie de guia para garantir que a embarcação atraque com segurança, para isso, precisa conhecer muito bem as águas do local, profundidade, vento, correntes, entre outros.
Em 2012 (faz tempo), a Marinha abriu um concurso oferecendo 206 vagas para prático. O salário chegava a R$130 mil. Na verdade, esse é um salário normal, porque o teto da profissão pode chegar a R$300 mil.
A profissão de prático é regulada pela Marinha, mas não se trata de uma atividade pública, porque esses profissionais trabalham para empresas privadas. Eles também não têm remuneração fixa, porque ganham de acordo com as manobras realizadas.
Apesar de ser um cargo de alta responsabilidade, devido ao alto valor das cargas dos navios, nem todos acham razoável um pagamento tão alto para esses profissionais, alegando que o serviço de praticagem no Brasil é um dos mais caros do mundo.
Se você se empolgou e já se vê como o mais novo prático do pedaço, saiba que é necessário ter curso superior em qualquer área, além de outros requisitos solicitados pela Marinha.
Se você fizer o concurso e for aprovado, não se esqueça de me convidar para tomar banho de piscina na sua mansão.
Foto: Dylan McLeod no Unsplash