A história conta que o Papai Noel teve a sua criação inspirada na vida de São Nicolau, bispo de Mira, na Turquia, que costumava ajudar pessoas em dificuldade financeira.
Ao longo dos anos, o bom velhinho foi ganhando novos traços e se tornou personagem das propagandas da Coca-Cola.
Muita gente acredita que a roupa vermelha foi criada justamente para combinar com a cor da marca do refrigerante.
Mas segundo a própria Coca-cola, isso não é verdade.
Antes de virar destaque nos anúncios da bebida, o Papai Noel já era desenhado com um casaco vermelho pelo cartunista da Guerra Civil, Thomas Nast.
Apesar de não ter escolhido a roupa do bom velhinho, a Coca-Cola ajudou a moldar as caraterísticas físicas do atual Noel.
Em 1931, a empresa contratou o ilustrador Haddon Sundblom para criar um Noel saudável, tanto realista como simbólico.
Esse novo Noel foi inspirado no poema de Clement Clarck Moore como uma pessoa calorosa, amigável, rechonchudo e humano.
—
Foto: Jesson Mata no Unsplash