Uma cena muito comum em casas norte-americanas é despejar o resto de comida que sobra nos pratos e panelas no ralo da pia da cozinha.
Uma atitude impensada aqui no Brasil, mas extremamente normal nos Estados Unidos. A pergunta que fica é: o ralo não entope?
A grande diferença é que, na maior parte das casas de famílias norte-americanas, as pias da cozinha estão equipadas com um triturador de alimentos. Esse dispositivo ocupa o lugar do sifão, sendo capaz de reduzir o material orgânico a tamanhos muito pequenos que vão seguir o fluxo da água em direção ao esgoto.
Mesmo não sendo muito comum em casas brasileiras, o triturador é vendido em diversas lojas de eletrodomésticos podendo ser instalado na maioria das pias brasileiras.
Apesar de ter seus benefícios, como evitar o uso de sacos plásticos e impedir que o alimento apodreça nos aterros liberando gás metano, a SABESP (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), por exemplo, afirma que o uso de trituradores pode contribuir para maior poluição dos corpos d’ água, ao aumentar bastante a carga orgânica nos lançamentos de esgotos não tratados, entre outros fatores.
—
Com informações da Desentupidora Suprematec, SABESP e eCycle | Foto: Andrea Davis no Unsplash