A diferença entre o Skate Street, Park, Bowl e Vertical

skate street

Skateboard ou apenas skate para os íntimos, significa que estamos falando de uma tábua (shape) com lixa na parte de cima e 4 rodinhas presas nos ‘trucks’ que são capazes de despertar uma paixão gigante ao redor do mundo.

O esporte começou nos Estados Unidos e, apesar de algumas versões diferentes sobre o surgimento, o skate se popularizou mesmo na Califórnia.

Os surfistas, em época de mar flat ou sem ondas, queriam manter a diversão fora da água.

Então, na década de 60, começaram com uma nova forma de surfar chamada ‘side walking surf’ ou ‘surfe de calçada’, provavelmente, usando rodas de patins em tábuas.

Até que, em 1973, uma invenção mudou a história do skate. O norte-americano Frank Nasworthy inventou as rodas de uretano e o skate passou a pesar 1,5kg apenas.

Então, em 1975, um grupo de amigos, os famosos Z-Boys, transformaram o esporte fazendo manobras radicais de surfe com o skate.

A equipe dos Z-Boys, chamada Zephyr, era de Venice Beach, conhecida por eles também com ‘Dogtown’.

cartaz do filme os reis de dogtown
Divulgação dos Reis de Dogtown

A lenda desses skatistas ficou tão famosa que se transformou no filme ‘Os Reis de Dogtown’.

Modalidades mais famosas nos dias de hoje

O esporte evoluiu muito ao longo dos anos e quem pensa que a versatilidade do skate se resume às manobras radicais, se engana.

A modalidade que já é uma paixão nacional, vem ganhando ainda mais adeptos após estrear nas Olimpíadas de Tóquio.

Se não bastasse a presença olímpica, a performance dos brasileiros Kelvin Hoefler e Rayssa Leal na competição despertou ainda mais o interesse pela modalidade em todo o país.

O que não ficou claro para muitos simpatizantes é a diferença entre as modalidades do skate, como: o Street, o Park, o Bowl e o Vertical. Então, vamos a detalhar cada uma:

Skate Street:

Flip no skate

Como o próprio nome diz, a modalidade street é uma simulação de uma rua de verdade, com corrimão, escadas, rampas, bancos, entre outros.

Sem dúvida, uma das mais conhecidas e praticadas no mundo. As manobras podem ser as mais variadas possíveis, de acordo com a criatividade do atleta. Entre as principais manobras do Skate Street temos:

Ollie: essa manobra é a mais básica, mas não menos importante. O ollie é um salto com o skate utilizado para pular objetos ou iniciar uma manobra mais complexa. Para o salto, não são utilizadas as mãos, mas somente a técnica com os pés e joelhos flexionados antes do voo.

Flip: uma manobra linda de ser ver. O flip inicia com um ollie, enquanto do skatista está no ar é feito um ‘chute’ no shape fazendo o skate girar em seu próprio eixo.

Grind: o skatista utiliza o truck para deslizar sobre diversas superfícies, como: rampas, caixas, trilhos e até corrimões de escadas, o que exige bastante habilidade.

Skate Bowl:

Skatista no bowl

Essa é a clássica modalidade do skate, porque remete ao início do esporte, quando jovens californianos entravam em piscinas vazias para fazer altas manobras e movimentos que lembram o surf, só que no concreto.

O skate bowl só foi possível, porque o formato das piscinas californianas era arredondado. Esse tipo de piscina com fundo redondo tem o objetivo de evitar que as paredes da piscina se quebrem, caso a água congele. 

No bowl, é possível ganhar velocidade com o balanço do corpo imitando, realmente, um movimento de surf.

Dependendo do nível técnico também é possível executar pequenos aéreos, além de diversas manobras utilizando a borda.

Skate Park:

Skate Park

O park é uma mistura do skate bowl com o street. Então, na pista você encontra half pipes e elementos parecidos com o street para execução de manobras.

Nas competições, cada atleta tem 45 segundos para executar a sua linha.

Skate Vertical:

Skate vertical

Um símbolo dos X-Games, o skate vertical consiste em uma pista em formato de ‘U’, o famoso half pipe, com paredes muito maiores que as demais modalidades.

Esse tipo de pista permite voos extremamente altos, onde o skatista pode abusar das manobras em rotação, flips e aéreos alucinantes.

Entre as grandes lendas do skate vertical no mundo estão os brasileiros Bob Burnquist e Sandro Dias, o Mineirinho.

Com informações da Wikipédia

Fotos: shawn henry, Alexander LondoñoJosh Hild, Jorge Gonzalez, Martí Sierra no Unsplash