Em 2007, o Cristo Redentor foi eleito uma das 7 maravilhas do mundo, mas o interesse pelo morro do Corcovado surgiu antes mesmo da construção da estátua.
Em 1824, Dom Pedro I queria ter pontos de observação estabelecidos para defender a costa do país. Para isso, organizou expedições até o cume do morro e criou um observatório.
Como a vista era maravilhosa, o ponto de observação logo se tornou atração turística na cidade, sendo construída uma estrada de ferro para atender os visitantes, pouco tempo depois.
Como surgiu a ideia da estátua do Cristo Redentor?
A ideia da construção partiu do padre francês Pierre-Marie Boss que era capelão no Colégio Imaculada Conceição, no bairro de Botafogo. O padre costumava admirar o Corcovado pela janela do colégio e tamanha era a beleza que o inspirou na construção de um monumento religioso no cume.
Um fato curioso é que a Princesa Isabel era paroquiana do padre Pierre.
Em 1888, após a princesa assinar a Abolição da Escravatura, muitos queriam homenageá-la com uma estátua no alto do Corcovado, mas Isabel preferiu que fosse erguida uma imagem do Sagrado Coração de Jesus, o verdadeiro redentor dos homens, segundo o desejo também de padre Pierre. A estátua tem um coração aparente no peito de Jesus, já perceberam?
A construção teve início somente em 1921, através da reunião do Círculo Católico. Na concorrência estavam três projetos de monumentos e o ganhador foi o de Heitor Silva da Costa.
Na ideia inicial, Cristo estaria segurando uma cruz na mão esquerda e o Globo na mão direita, mas após críticas, o projeto foi alterado para o Cristo de braços abertos formando uma cruz.
Os desenhos do projeto de Heitor da Silva foram feitos pelo pintor Carlos Oswald. O escultor Maximiliam Paul Landowsky trabalhou na criação das mãos e cabeça, em Paris.
Para viabilizar a obra, a Arquidiocese do Rio organizou a ‘Semana do Monumento’ e o povo brasileiro enviou doações para a construção.
A inauguração da estátua do Cristo Redentor, revestida de pedra-sabão, foi em 1931, no dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil.
Na cerimônia, Dom Sebastião Leme deu a seguinte bênção ao monumento: “Cristo Vence! Cristo Reina! Cristo Impera! Cristo proteja de todo o mal o seu Brasil”.
—
Com informações do Santuário Cristo Redentor | Fotos: Raphael Nogueira e Joshua Gresham no Unsplash e Rafael Coimbra