Em junho de 1992, líderes de mais de 170 países desembarcaram no Rio de Janeiro para participar de um dos eventos mais importantes para a qualidade de vida do nosso planeta.
A ECO-92 foi uma conferência realizada pelas nações unidas com o objetivo de procurar soluções ambientais para um desenvolvimento sustentável dos países.
O evento foi realizado no salão de convenções do RioCentro e recebeu uma impressionante segurança militar das forças armadas brasileiras tamanha era a importância das lideranças presentes.
Entre os documentos oficiais produzidos, na ECO-92, estavam a Convenção da Biodiversidade, com o objetivo de conservar a biodiversidade através do uso consciente de seus componentes e proporcionar a divisão equitativa dos benefícios gerados com a utilização de recursos genéticos.
E também o Agenda 21, um programa que determinava um padrão de desenvolvimento sustentável conciliando proteção ambiental, justiça social e eficiência econômica.
A discussão de temas como o aquecimento global serviu como uma importante base para a criação do protocolo de Quioto, no Japão, onde os países mais ricos se comprometeram a reduzir a emissão de gases causadores do efeito estufa, na atmosfera.
—
Com informações do Senado e Wikipédia