Por que os indianos não usam a mão esquerda para comer?

mesa com comida indiana

A culinária indiana é conhecida pela infinidade de especiarias utilizadas na preparação dos alimentos. Nos pratos, não é difícil encontrar sabores generosos de curry, gengibre, cúrcuma, canela, cominho e pimenta, muita pimenta!

Na verdade, até mesmo quando você pede para que seja retirada a pimenta do seu prato, ainda existe o risco de você receber uma comida muito picante, capaz de fazer a sua testa parecer uma cachoeira de tanto suar.

Um dos pratos tradicionais do país é o Thali, com pequenas porções de alimentos que trazem uma mistura de comidas salgadas, doces, amargas, azedas, adstringentes e picantes.

thali prato indiano
Foto: Bia Trivério

Os pratos tradicionais indianos costumam vir acompanhados de arroz, sem tempero, ou de pão para equilibrar com o forte sabor dos alimentos. O pão ou o arroz são misturados à comida com a própria mão, sem a utilização de talheres, como garfo e faca.

O fato de utilizarem a mão para comer não causa tanto espanto, já que outras culturas também seguem o mesmo costume, mas o detalhe que chama a atenção é que somente a mão direita pode ter a função de levar o alimento até a boca.

Isso acontece porque a mão esquerda é considerada impura na Índia, por ser a mão utilizada para lavar o corpo e se limpar depois de ir ao banheiro.

Parece besteira, mas usar a mão esquerda nas refeições pode, realmente, causar desconforto entre a população local.

Se você for à Índia, lembre-se da dica do seu amigo Multiurso e só use a mão direita para comer.

Foto de destaque:  Pill e-Riin Priske on Unsplash